quarta-feira, 19 de junho de 2013

A atuação de Heath Ledger

Heath Leadger como Coringa
Considerado, pela maioria, que a melhor atuação do ator Heath Ledger foi como o vilão do homem-morcego, o Coringa, no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas. Vamos falar sobre uma das melhores performances no cinema a partir de agora!

Coringa é um palhaço psicopata, Serial Killer, louco, rude, cruel, sarcástico e com nenhuma empatia, mas possuindo bastante humor negro. O diretor Christopher Nolan quis trabalhar com Ledger antes de O Cavaleiro das Trevas, mas nunca tinha conseguido. Quando Ledger viu Batman Begins, ele descobriu um método de fazer o personagem funcionar de acordo com o tom do filme, e Nolan concordou com a sua interpretação anárquica. Para se preparar para o papel, Ledger viveu sozinho num quarto de hotel por um mês, formulando a postura, voz e psique do personagem. Enquanto que, inicialmente, ele achou difícil, Ledger finalmente conseguiu gerar uma voz que não soava como o Coringa de Jack Nicholson do filme Batman de Tim Burton. Ele começou um diário, no qual escreveu os pensamentos e sentimentos do Coringa para se guiar durante sua performance. Ele também recebeu Batman: The Killing Joke e Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth para ler, o que ele realmente tentou, mas desistiu. Ledger também citou como inspiração o filme Laranja Mecânica. "Tem um pouco de tudo nele. Não há nada consistente", disse Ledger, complementando que "há algumas surpresas nele".



Trazer o Coringa de volta ao cinema gerou uma onda de especulações sobre sua interpretação e visual. Antes de Ledger ter sido confirmado, em julho de 2006, Paul Bettany, Lachy Hulme, Adrien Brody, Steve Carell e Robin Williams expressaram publicamente seu interesse no papel. Jack Nicholson brincou que estava com rancor por não ter sido convidado a repetir o papel: "Você não pode acreditar nas razões pelas quais as coisas acontecem e não acontecem. Não me pedir para fazer a continuação é uma delas", disse. "Talvez não seja um erro. Talvez tenha sido a coisa certa, mas, para ser sincero, estou furioso." Após o lançamento do trailer, o diretor Guillermo del Toro e o escritor de HQ Jeph Loeb elogiaram Ledger, enquanto que o co-criador de Batman: A Série Animada, Paul Dini, disse: "Ele parece mais 'de rua' do que qualquer outra versão do Coringa. Sua atitude é severa e sarcástica, ao contrário de maníaca. Não há piadas ou traquinagens com ele. Esse Coringa não divide lados, ele divide crânios". Mark Hamill, que deu voz ao personagem na série animada de da década de 90, disse que "a abordagem de psicopata debochado parece ser um jeito ótimo de reinventar o palhaço assustador favorito de todos". Ledger morreu em 22 de janeiro de 2008, após a conclusão das filmagens. "Foi uma emoção tremenda, logo após ele falecer, ter que voltar e olhar para ele todos os dias", lembra Nolan. "Mas a verdade é que me sinto bastante sortudo por ter algo produtivo para fazer, por ter uma performance da qual ele se orgulhava muito, e confiado a mim o dever de concluí-la." Com uma performance bem reconhecida pelos críticos, o ator recebeu o Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante, o primeiro prêmio póstumo na categoria.

Veja algumas imagens da interpretação do ator como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas:



Agora (re)veeja uma das melhores cenas do filme, o homem-morcego interrogando o Coringa.

(Versão dublada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário